Blog ponto de fuga

ATIVIDADE DE HISTÓRIA 8º ANO TEATRO

 Atividade de História com as turmas 81 e 82 com teatro disponível para inspirar nas aulas com atividades lúdicas. clique aqui

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A situação atual da Venezuela

imagem da Voz da Rússia TV - Youtube - 20/02/2014
A Opera Mundi informa em seu site que a capital da Venezuela, Caracas, desde quarta-feira, 12,  ocorre uma série de  atos de violência e manifestações contra o governo de Nicolás Maduro. Os manifestantes liderando por Leopoldo López pedem a renúncia do presidente, o fim da corrupção, mais segurança, incentivo à indústria local. Ele conduz uma campanha chamada “A Saída”, na qual se propõe à população ir às ruas para uma mudança de governo. Também informa que ele se entregou, 18, durante a marcha na Venezuela.

Segundo Opera Mundi, essas manifestações contra Nicolás Maduro, eleito após a morte de Chávez, ano passado estão sendo manipuladas. Print screen do twitter mostra imagens tida como venezuelana, mas ela foi feita em junho de 2013, no Brasil.

O Opera Mundi traz a trajetória do lider dos protestos de quarta-feira passada, Leopoldo López é uma das famílias mais tradicionais e ricas da Venezuela, ligada aos setores alimentício e petroleiro. Ele apresentou como pré-candidato presidencial para as eleições de outubro de 2012, participou do golpe de Estado contra o presidente Hugo Chávez, em abril de 2002,frustrado ele rompeu com o Primeiro Justiça e se uniu ao partido Um Novo Tempo. Insatisfeito, ele criou em 2009 um novo movimento chamado Vontade Popular, que depois virou partido politico em 2011.

Segundo Wikileaks, em documento de 2009 o conselheiro da embaixada norte-americana em Caracas, Robin D. Meyer, ele contemporiza que, apesar de a personalidade de Leopoldo López o tornar uma barreira para a “unidade”, as “redes sociais” de opositores ao chavismo coletadas pelo Vontade Popular faziam dele  “tanto uma necessidade quanto uma ameaça à oposição”.
O Mercosul e Celac já repudiaram onda de violência; líderes da esquerda como Lula e Mujica acompanham os desdobramentos dos atos com apreensão. Também o Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel disse que a série de protestos e marchas de opositores ao governo de Nicolás Maduro "há uma intenção de desestabilizar não apenas a economia como também a ação social e política".

Mais informações sobre a situação atual da Venezuela podem ser encontradas no site da Opera Mundi:

Opositor Leopoldo López se entrega durante a marcha na Venezuela

Quem é Leopoldo López, acusado pelo chavismo de provocar atos de violência

Protestos na Venezuela: web é usada para difundir as imagens falsas e descontextualizadas

Passo a passo, o plano de USAID para acabar com Hugo Chávez

Multidão nas ruas testa limite do chavismo

Mercosul denuncia violência e ''ameaças de ruptura da ordem democrática'' na Venezuela


'Nobel da Paz, Esquivel questiona ''intenção de desestabilizar'' Venezuela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito

Sou formado em História e em Geografia, com a conclusão do curso de Geografia em 2018. Minha trajetória docente começou em 2002, quando fui chamado pela Secretaria de Educação para atuar como contratado na rede estadual, lecionando em cursos pré-vestibulares. Em 2005, fui aprovado em concurso público, mas, apesar disso, permaneci com contrato. Desde então, atuei em diversas disciplinas, mas atualmente minha atuação está focada em Geografia, no Ensino Fundamental.