Blog ponto de fuga

ATIVIDADE DE HISTÓRIA 8º ANO TEATRO

 Atividade de História com as turmas 81 e 82 com teatro disponível para inspirar nas aulas com atividades lúdicas. clique aqui

domingo, 15 de julho de 2018

RS terá hotel com equipe com Down e para custear escola infantil em um bosque

RS terá hotel com equipe com Down e para custear escola infantil em um bosque
Que tal pagar pela hospedagem e saber que o dinheiro vai para estes fins?
13/07/2018

Thiago Berto criou a Ayni, em Guaporé

Cabanas do hotel da Ayni

Escola Ayni usa pedagogias Waldorf e Montessori






Já ouviu a expressão "consumo com propósito"? Essa é a ideia do empreendimento que Thiago Berto está construindo em um bosque em Guaporé, na serra do Rio Grande do Sul.

A Ayni é uma escola particular para educação infantil, mas sem cobrança de mensalidade. Como consegue manter financeiramente o local? Dando cursos e promovendo retiros, com a renda de uma loja e a partir de agora com um hotel que começou a construir no local. Aí, entra o consumo com propósito.

- Pensa o que significa para uma pessoa comer em um restaurante ou hospedar-se em um hotel sabendo que aquele dinheiro que ela paga irá para manter uma escola para crianças - reforça o criador da Ayni, que inspirou em um trabalho voluntário que fez no Peru e no tempo que morou no Butão, o país da felicidade.
São oito cabanas, sendo que as primeiras já ficam prontas em 2018 para que o hotel seja inaugurado no início do ano que vem. Cada uma custa R$ 50 mil já mobiliada. Para a construção, são buscados investidores.

- Recebemos doações, mas também há a possibilidade de patrocínio institucional. Por exemplo: cada cabana terá o nome da empresa que a viabilizou. É o mesmo modelo que estamos oferecendo para terminar nossa biblioteca. Para o modelo de empréstimo social para as cabanas, solicitamos o valor mínimo de R$ 10 mil e devolvemos corrigidos pelo IPCA, quitando em seis anos.

A Escola Ayni tem forte influência da natureza, até mesmo por ficar dentro de um bosque. As cabanas usam a chamada "bioconstrução", com madeira, taipa e terra.
- O banheiro é seco e o tratamento de água das pias e chuveiro é realizado por nós - detalha Thiago Berto.



Equipe com Down
O negócio da Ayni fica ainda mais encantador. A equipe que vai trabalhar no hotel será formada por pessoas com síndrome de down. Thiago Berto já iniciou as conversas para parceria com famílias e Apaes da região.

- Não é um projeto sobre inclusão porque não as excluímos. Compreendemos que, em sua grande maioria, podem ter uma vida normal, como dirigir carros, trabalhar na cidade e casar. É uma cura para nós, que nos consideramos normais.

A Ayni ainda não tem o número exato de pessoas na equipe, mas já tem uma gestora formada em hotelaria e turismo. Haverá acompanhamento de uma psicóloga e é analisada a possibilidade de ampliar para a contratação de funcionários autistas e surdos.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/giane-guerra/noticia/2018/07/rs-tera-hotel-com-equipe-com-down-e-para-custear-escola-infantil-em-um-bosque-cjjjvo6c20rnw01qon0gkynw0.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito

Sou formado em História e em Geografia, com a conclusão do curso de Geografia em 2018. Minha trajetória docente começou em 2002, quando fui chamado pela Secretaria de Educação para atuar como contratado na rede estadual, lecionando em cursos pré-vestibulares. Em 2005, fui aprovado em concurso público, mas, apesar disso, permaneci com contrato. Desde então, atuei em diversas disciplinas, mas atualmente minha atuação está focada em Geografia, no Ensino Fundamental.