O que acontecerá ao planeta se todo o gelo derreter nele?
Se a humanidade continuar a queimar combustíveis fósseis e lançar dióxido de carbono na atmosfera, o aquecimento global derreterá todo o gelo nos pólos e nos picos das montanhas. Agora, existem mais de 5 milhões de milhas cúbicas de gelo no planeta - os cientistas estimam que levará mais de 5000 anos para derreter todas essas reservas. A temperatura média, que é agora de 14 graus Celsius, atingirá 26,6 graus, e o nível do mar aumentará em 65 metros.
Esses mapas mostram como o mundo se tornará se todo o gelo da Terra derreter e se tornar parte do Oceano Mundial. O litoral atual é marcado por uma fina linha branca.
América do Norte
Toda a costa do Atlântico desaparecerá, junto com a Flórida e a Costa do Golfo. As colinas de São Francisco se transformarão em um aglomerado de ilhas e o Vale Central se tornará uma imensa baía. O Golfo da Califórnia continuará ao norte e absorverá San Diego.
América do sul
A bacia amazônica no norte e a bacia do rio Paraguai no sul tornar-se-ão baías no Oceano Atlântico, Buenos Aires, litoral do Uruguai e muito do Paraguai desaparecerá. Restarão áreas montanhosas ao longo da costa do Mar do Caribe e da América Central.
África
Em comparação com outros continentes, a África perderá menos terra, mas o aquecimento pode tornar a maior parte inabitável. Egito, Alexandria e Cairo serão inundados pelo mar Mediterrâneo.
Europa
De Londres, haverá apenas lembranças, Veneza inundará o Mar Adriático. Depois de milhares de anos, de acordo com esse cenário, a Holanda está sob a água há muitos anos, a maioria da Dinamarca também desaparecerá. Derramar a água do mar Mediterrâneo juntará o preto e o mar Cáspio.
Ásia
A terra em que vivem hoje 600 milhões de chineses será inundada, como 160 milhões de Bangladesh e a maioria das áreas costeiras da Índia. O vazamento do delta do Mekong levará ao fato de que as montanhas de Cardamon, no Camboja, se tornarão uma ilha.
Austrália
No continente, que agora está quase deserto, haverá um mar interior, mas a maior parte da estreita faixa costeira será inundada, e quatro australianos em cada cinco vivem nesta área.
Antártica
O escudo glacial da Antártica Oriental é tão grande que contém quatro quintos de todo o gelo do planeta. Ele sobreviveu a períodos anteriores de aquecimento e pode parecer inafundável. Recentemente, ele parece ser um pouco mais denso - devido ao aquecimento global. Uma atmosfera quente contém mais vapor de água, que cai como neve na Antártica Oriental. Mas mesmo esse gigante não deve sobreviver a um retorno ao clima do Eoceno.
Como o manto de gelo da Groenlândia, o escudo da Antártida Ocidental nos períodos quentes anteriores era muito menor. É vulnerável, porque a maior parte está no hard rock abaixo do nível do mar. O oceano de aquecimento derrete a camada de gelo por baixo, fazendo com que ela desmorone. Desde 1992, uma média de 65 milhões de toneladas de gelo por ano.
Fonte: National Geographic
Blog ponto de fuga
ATIVIDADE DE HISTÓRIA 8º ANO TEATRO
Atividade de História com as turmas 81 e 82 com teatro disponível para inspirar nas aulas com atividades lúdicas. clique aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Crédito
Sou formado em História e em Geografia, com a conclusão do curso de Geografia em 2018. Minha trajetória docente começou em 2002, quando fui chamado pela Secretaria de Educação para atuar como contratado na rede estadual, lecionando em cursos pré-vestibulares. Em 2005, fui aprovado em concurso público, mas, apesar disso, permaneci com contrato. Desde então, atuei em diversas disciplinas, mas atualmente minha atuação está focada em Geografia, no Ensino Fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário