Blog ponto de fuga

ATIVIDADE DE HISTÓRIA 8º ANO TEATRO

 Atividade de História com as turmas 81 e 82 com teatro disponível para inspirar nas aulas com atividades lúdicas. clique aqui

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Quilombo dos Alpes


Formado por cerca de 70 famílias que vivem nos altos do Morro dos Alpes, no bairro Cascata, região Glória. São descendentes de Edwirges Francisca Garcia, que para lá teria ido fugida de uma chácara, na região do bairro Lami, e se estabelecido com seu esposo entre final do século XIX e início do século XX. Atualmente habitam o local netos, bisnetos e tataranetos da matriarca. Seus integrantes trabalham nas proximidades em prestação de serviços domésticos, segurança, pedreiro e eletricista. Criam cabras e praticam extrativismo de brotos de bambu e ervas nativas e desenvolvem no local atividades de criação de aves e cultivo de pomar e canteiros de ervas medicinais.

Segundo relatos da comunidade, a fundadora Dona Edwirges veio com seu segundo marido Antonio Ramos, fugida provavelmente de uma chácara após o marido ter quebrado a guampa de um boi. Na época, o acesso ao arraial da Glória dava-se por poucas vias.
Em meio a este lugar ermo das trilhas do Morro dos Alpes, nascem três dos seus quatro filhos: Carlos Francisco, Arminda e Paulo. Com o avanço da ocupação do arraial, Dona Edwirges, tentando proteger sua família, vai subindo paulatinamente até os altos do morro.


Os membros da comunidade -  filhos, netos e agregados dos outros dois casamentos de Dona Edwirges - formaram a comunidade e conviveram com suas memórias, seu conhecimento da natureza (uso das ervas e chás) até o ano de 1998, quando falece com 108 anos. Atualmente os descendentes de Dona Edwirges estão na sua maioria habitando os altos do Morro dos Alpes. Alguns moram ao longo da própria Estrada dos Alpes, ampliando os espaços da comunidade, que sofre o constante assédio da especulação imobiliária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito

Sou formado em História e em Geografia, com a conclusão do curso de Geografia em 2018. Minha trajetória docente começou em 2002, quando fui chamado pela Secretaria de Educação para atuar como contratado na rede estadual, lecionando em cursos pré-vestibulares. Em 2005, fui aprovado em concurso público, mas, apesar disso, permaneci com contrato. Desde então, atuei em diversas disciplinas, mas atualmente minha atuação está focada em Geografia, no Ensino Fundamental.