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ATIVIDADE DE HISTÓRIA 8º ANO TEATRO

 Atividade de História com as turmas 81 e 82 com teatro disponível para inspirar nas aulas com atividades lúdicas. clique aqui

sábado, 10 de setembro de 2016

Globalização

 Artigo 1
O presente artigo apresenta a globalização como temática a ser analisada nos livros didáticos de Geografia. O interesse em trazer para discussão é por observar que o processo da globalização passou a ter um lugar de evidência nos debates da sociedade contemporânea, refletindo em sua organização espacial, política, econômica e social. A disciplina escolar responsável por fazer essa discussão é a ciência geográfica, com a mediação dos geógrafos educadores. Partindo do entendimento que o mediador da construção do conhecimento do educando é o professor e o espaço ocupado pelo livro didático no ensino, como ferramenta auxiliar, e este sendo um elemento de síntese de alguns apontamentos trazidos pelo conhecimento geográfico, de modo que venha a auxiliar na reflexão do aluno no processo de apreensão da realidade. Assim, nessas premissas, o estudo faz uma análise do conceito de globalização nos livros didáticos na concepção de Milton Santos sobre globalização, a qual é apresentada por três concepções: como fábula, como perversidade e como possibilidade. Identificar nos livros selecionados do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) para 2014 a globalização vista pelas visões do teórico significa analisar a linguagem utilizada pelos autores dos livros, o que vem a ser o processo de globalização nos dias atuais e refletir como o tema é apresentado aos estudantes de Ensino Fundamental, pelos livros didáticos. As análises mostraram que os livros apontam uma globalização mais para perversidades e fábulas do que a indicação de outras possibilidades para uma outra globalização. Clique aqui

Artigo 2

Este artigo aborda a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Ao longo do texto, se enfatiza a apresentação da experiência fruto do projeto de intervenção realizado em uma escola da rede pública de ensino de Campina Grande – PB, onde se buscou intervir na dinâmica escolar a partir da utilização de novas propostas de ensino e de um planejamento que propiciasse aulas mais dinâmicas e interativas, com metodologias que despertassem os alunos para a pesquisa, além de mostrar-lhes formas alternativas de se aprender Geografia. Dentre os recursos escolhidos, destacaram-se os filmes e ainternet, a partir da compreensão de sua crescente representatividade na sociedade atual. Os resultados da pesquisa mostraram maior desenvoltura na percepção dos alunos referente à leitura e a escrita geográfica, assim como na construção dos conceitos e compreensão das categorias analíticas da geografia, neste nível de ensino.  Clique aqui

mapa mudo político de 2016 clique aqui



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Crédito

Sou formado em História e em Geografia, com a conclusão do curso de Geografia em 2018. Minha trajetória docente começou em 2002, quando fui chamado pela Secretaria de Educação para atuar como contratado na rede estadual, lecionando em cursos pré-vestibulares. Em 2005, fui aprovado em concurso público, mas, apesar disso, permaneci com contrato. Desde então, atuei em diversas disciplinas, mas atualmente minha atuação está focada em Geografia, no Ensino Fundamental.