O presente artigo apresenta a globalização como temática a ser analisada nos livros didáticos de Geografia. O interesse em trazer para discussão é por observar que o processo da globalização passou a ter um lugar de evidência nos debates da sociedade contemporânea, refletindo em sua organização espacial, política, econômica e social. A disciplina escolar responsável por fazer essa discussão é a ciência geográfica, com a mediação dos geógrafos educadores. Partindo do entendimento que o mediador da construção do conhecimento do educando é o professor e o espaço ocupado pelo livro didático no ensino, como ferramenta auxiliar, e este sendo um elemento de síntese de alguns apontamentos trazidos pelo conhecimento geográfico, de modo que venha a auxiliar na reflexão do aluno no processo de apreensão da realidade. Assim, nessas premissas, o estudo faz uma análise do conceito de globalização nos livros didáticos na concepção de Milton Santos sobre globalização, a qual é apresentada por três concepções: como fábula, como perversidade e como possibilidade. Identificar nos livros selecionados do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) para 2014 a globalização vista pelas visões do teórico significa analisar a linguagem utilizada pelos autores dos livros, o que vem a ser o processo de globalização nos dias atuais e refletir como o tema é apresentado aos estudantes de Ensino Fundamental, pelos livros didáticos. As análises mostraram que os livros apontam uma globalização mais para perversidades e fábulas do que a indicação de outras possibilidades para uma outra globalização. Clique aqui
Artigo 2
Este artigo aborda a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Ao longo do texto, se enfatiza a apresentação da experiência fruto do projeto de intervenção realizado em uma escola da rede pública de ensino de Campina Grande – PB, onde se buscou intervir na dinâmica escolar a partir da utilização de novas propostas de ensino e de um planejamento que propiciasse aulas mais dinâmicas e interativas, com metodologias que despertassem os alunos para a pesquisa, além de mostrar-lhes formas alternativas de se aprender Geografia. Dentre os recursos escolhidos, destacaram-se os filmes e ainternet, a partir da compreensão de sua crescente representatividade na sociedade atual. Os resultados da pesquisa mostraram maior desenvoltura na percepção dos alunos referente à leitura e a escrita geográfica, assim como na construção dos conceitos e compreensão das categorias analíticas da geografia, neste nível de ensino. Clique aqui
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