Blog ponto de fuga

ATIVIDADE DE HISTÓRIA 8º ANO TEATRO

 Atividade de História com as turmas 81 e 82 com teatro disponível para inspirar nas aulas com atividades lúdicas. clique aqui

sábado, 2 de abril de 2016

satélite sino-brasileiro CBERS-4

MundoGeo

Catálogo do satélite sino-brasileiro CBERS-4 oferece imagens da câmera WFI

Por Deyse Delamura

As imagens obtidas pela câmera WFI do satélite sino-brasileiro CBERS-4 estão disponíveis no catálogo online do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Clique aqui para acessar a página da Divisão de Geração de Imagens (DGI/INPE) dedicada aos dados do CBERS-4.


Lançado em 7 de dezembro de 2014 a partir da base chinesa de Taiyuan, o satélite sino-brasileiro CBERS-4 conta com quatro câmeras, duas brasileiras (MUX e WFI) e duas chinesas (PAN e IRS).
A WFI a bordo do CBERS-4 possui quatro bandas espectrais com resolução de 64 metros, cobrindo uma faixa no solo de 866 km. A câmera fornece uma resolução espacial melhorada em relação aos satélites anteriores da série CBERS, mantendo, no entanto, sua alta resolução temporal de 5 dias.
As imagens da MUX, câmera multiespectral que oferece resolução de 20 metros e faixa de 120 km, estão disponíveis no catálogo do CBERS-4 desde dezembro de 2015.
O Programa CBERS, desenvolvido no Brasil pelo INPE, é fruto do esforço pela capacitação e crescimento do mercado de alta tecnologia no País. A MUX e a WFI são as primeiras câmeras para satélites projetadas e fabricadas no Brasil e suas imagens permitem uma vasta gama de aplicações – desde mapas de queimadas ao monitoramento de desastres naturais, do desflorestamento da Amazônia, da expansão agrícola, até estudos na área de desenvolvimento urbano.
Abaixo, uma cena completa da WFI e detalhes da mesma imagem, registrada em 13 de março, mostrando parte dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito

Sou formado em História e em Geografia, com a conclusão do curso de Geografia em 2018. Minha trajetória docente começou em 2002, quando fui chamado pela Secretaria de Educação para atuar como contratado na rede estadual, lecionando em cursos pré-vestibulares. Em 2005, fui aprovado em concurso público, mas, apesar disso, permaneci com contrato. Desde então, atuei em diversas disciplinas, mas atualmente minha atuação está focada em Geografia, no Ensino Fundamental.