O ensino religioso nas escolas públicas podem, segundo a legislação, ser trabalhado o estudo da religiosidade ou estudos dos fenômenos religiosos.
Trabalhar valores e visões culturais com os pequenos (6 ano).
Valores como amizade, familia( não a tradicional), amor. Valores positivos e valores negativos.
Pode introduzir sobre o significado da palavra "religião", também trabalhar o que seria o fenômeno religioso que acompanha a humanidade, os mitos e ritos de passagem (nascimento, 15 anos, casamento, funeral) que estão presentes desde sempre...
Discutir o que é religião, religiosidade.
No 7 ano é a visão mais social da religião, mais a vida e sociedade e a possibilidade de dialogo entre elas.
E trabalhar sobre a questão da intolerância religiosa e dar uma pequena visão sobre a "evolução" não seria esse o termo, das religiões..
Para os 8 e 9 anos tratar os assuntos mais "polêmicos" que envolvem a moral e a ética, como: aborto, drogas, morte..
A palavra "Perdão" pode ser trabalhado mas pode entrar direto com os temas polêmicos... os alunos estão muito à frente.
O debate eles precisam dominar conceitos pois muitos estao cheios de preconceitos e senso comum.
Por isso e preciso falar na visão ecomenica da religiosidade. E isso se ensina. Imagina falar sobre aborto para criancas evangélicas de 12 anos? bastante complicado.
Primeiro e preciso conhecer o fenômeno religioso e suas variações. Entender que e preciso ter tolerância e que cada um traz uma visão de mundo. Por isso é preciso falar sobre valores e convivio social. Com mais maturidade terão condições de pesquisar e discutir polêmicas religiosas.
É claro respeitando a faixa etária dos alunos.
A sondagem, nas primeiras aulas sempre é bom retornar os conceitos de religiao e religião e religiosida.
Blog ponto de fuga
ATIVIDADE DE HISTÓRIA 8º ANO TEATRO
Atividade de História com as turmas 81 e 82 com teatro disponível para inspirar nas aulas com atividades lúdicas. clique aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Crédito
Sou formado em História e em Geografia, com a conclusão do curso de Geografia em 2018. Minha trajetória docente começou em 2002, quando fui chamado pela Secretaria de Educação para atuar como contratado na rede estadual, lecionando em cursos pré-vestibulares. Em 2005, fui aprovado em concurso público, mas, apesar disso, permaneci com contrato. Desde então, atuei em diversas disciplinas, mas atualmente minha atuação está focada em Geografia, no Ensino Fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário